Luxemburgo: Festival do Cinema Português

Publicado em quarta, 07 novembro 2018 16:34

Entre 16 e 25 de novembro de 2018 decorre, pelo nono ano consecutivo, uma mostra de Cinema Português no Luxemburgo, em diversas salas de cinema desta capital. O evento é organizado pelo Camões - Centro Cultural Português no Luxemburgo, em parceria com os cinemas “Kinepolis/Utopia” e, pela primeira vez, com a Cinemateca desta cidade.

A presente edição mantém o formato iniciado em 2017: um filme por dia ao longo de 10 dias consecutivos. A programação diversificada desta edição integra diferentes formatos e géneros cinematográficos que vão da longa metragem de ficção, às curtas metragens de terror e ao documentário.

O festival abre no dia 16 de novembro, na Cinemateca do Luxemburgo, com o filme Peregrinação, de João Botelho, candidato ao óscar de melhor filme estrangeiro 2018, baseado na obra de Fernão Mendes Pinto e inspirado pela música de Fausto do álbum Por este rio acima.

O Filme do Desassossego, será projetado no dia 19 de novembro na Cinemateca, em colaboração com o “Théâtre Municipal de la ville d’Esch-sur-Alzette” que estreia na mesma semana a peça “Intranquilités – Suite pour âmes perdues”, baseada no Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa.

O filme Carga, de Bruno Gascon, que estreia em Portugal a 8 de novembro, terá a sua estreia no Luxemburgo, no cinema Kinepolis, a 20 de novembro, neste festival.

No âmbito do centenário do Armistício de 1918, será projetado no dia 21 de novembro o filme Soldado Milhões, de Gonçalo Galvão Teles, no cinema Utopia, contando com a presença de Miguel Bandeira Jerónimo, que se encontrará no Luxemburgo graças à participação no livro “The many faces of 1918”, realizado por 17 Embaixadas presentes neste país, nomeadamente a portuguesa, cujo lançamento terá lugar na Abadia de Neumunster, a 20 de novembro.

No âmbito da comemoração do vigésimo aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, será projetado, a 22 de novembro, o documentário de Miguel Gonçalves Mendes José e Pilar.

O festival encerrará com o filme luso-brasileiro O Grande Circo Místico, do realizador Carlos Diegues, que esteve presente no Festival de Cannes deste ano, estreia no Brasil no dia 15 de novembro, em Portugal no dia 3 de janeiro, e terá a sua estreia europeia na Cinemateca do Luxemburgo, a 25 de novembro.

O Festival do Cinema Português é também um momento de convívio, que reúne o grande público e alguns profissionais da sétima arte, através da apresentação de filmes pelos seus realizadores e atores, de um “Porto de Honra” na sessão inaugural, e de debates que pretendem desenvolver uma sensibilidade às diferentes linguagens cinematográficas.

Mais informações em:

https://www.facebook.com/CCPLUXEMBURGO/

https://www.vdl.lu/visiter/art-et-culture/cinema/cinematheque/festival-du-cinema-portugais

https://kinepolis.lu/fr/content/festivals-cycles

Programa do evento

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.