Colômbia: Visita do Vice-Presidente do Camões, I.P. a Caquetá

Publicado em quarta, 21 novembro 2018 13:07

O Vice-Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Gonçalo Teles Gomes, visitou nos dias 18 e 19 de novembro de 2018, o projeto “Territórios Caquetenhos Sustentáveis para a Paz”, financiado pelo Fundo Fiduciário da U.E. para a Paz na Colômbia e pelo Camões I.P.. A intervenção está a ser implementada pela ONGD Portuguesa Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em parceria com a colombiana “Red Adelco”.

O programa da visita tinha por objetivo reunir com a equipa local do projeto, bem como conhecer os resultados obtidos desde o seu lançamento em março deste ano, que incluem nomeadamente: a confiança das comunidades; a articulação com as instituições pertinentes e atores locais; a caraterização da zona de intervenção; o processo de identificação dos beneficiários e dos atores-chave. Na componente produtiva, foram realizados o intercâmbio de conhecimentos com peritos nacionais e internacionais, a escola de campo agrícola, bem como uma conferência internacional sobre cacau. Na componente social, foram já identificadas e envolvidas no projeto 30 organizações locais, metade das quais com o seu Índice de Capacidade Organizacional (ICO) reconhecido. Registo, igualmente, para o início do processo de reabilitação das vias terciárias.

Destaque em particular para o encontro com a comunidade de “Puente Albania” (município de El Paujil), que, no âmbito do projeto, está a ser acompanhada na componente social, produtiva e de infraestruturas, assim como nos aspetos de cidadania e envolvimento com as autoridades locais. Uma das vertentes do projeto visitada foi, por isso, o melhoramento das infraestruturas viárias de Caquetá, apenas possível mediante o apoio da empresa portuguesa MOTA-ENGIL e que permitirá uma mais eficiente comercalização dos produtos locais.

Roteiro incluiu ainda a visita a uma quinta de produção de cacau e outros frutos amazónicos, cujas boas práticas ambientais estão a ser utilizadas como exemplo para esta intervenção.

O Projeto “Territórios Caquetenhos Sustentáveis para a Paz” é uma aposta na construção do desenvolvimento e da cultura da legalidade nos municípios em fase de pós-conflito de Caquetá e tem como objetivo contribuir para a consolidação de uma paz estável e duradoura, através do fortalecimento do desenvolvimento económico e ambiental nos territórios amazónicos.

20329 1

20329 2

20329 3

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.