França: Turma de português da rede EPE ganha Prémio do Correntes D' Escritas

Publicado em quarta, 29 fevereiro 2012 14:27

A turma do 4° ano (CM 1), da Secção Internacional Portuguesa do Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye (perto de Nanterre, em França), da professora Isabel Pereira da Costa, acaba de ganhar o primeiro prémio do Conto Infantil Ilustrado 2012, uma iniciativa do Correntes d' Escritas e da Porto Editora.

O prémio atribuído, 1.000 euros e a edição do conto pela Porto Editora, foi anunciado publicamente a 23 de fevereiro, na Póvoa do Varzim, na sessão inaugural do Correntes d' Escritas.

O conto “O sonho do professor Jorge”, que valeu o prémio aos alunos desta turma integrada na rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE), evoca num registo didático e de fantasia bem-humorada o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, partindo do sonho de um professor, em que este assiste a um telejornal onde é noticiada a chegada de três «novas amigas», «Dâblio, Cápa e Ipsílon», e ao anúncio pela polícia judiciária do «desaparecimento de vários acentos e hífenes» …

O Prémio, atribuído pela primeira vez em 2009, visa estimular a criação literária, especialmente o desenvolvimento da comunicação escrita, e destina-se a trabalhos coletivos (realizados por todos os alunos de uma turma e supervisionados por um docente), em língua portuguesa, com um mínimo de três e um máximo de cinco páginas. Cada Escola pôde concorrer com o máximo de dois trabalhos por turma.

Na edição anterior, o Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora foi para seis alunos que constituíam a Turma 15 da Escola EB1/JI de Medo, de Riba de Âncora, Vila Praia de Âncora.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.