Canadá: Círculo de Leitura Europeu debate «A Costa dos Murmúrios» de Lídia Jorge

Publicado em segunda, 12 março 2012 08:20

Realiza-se no próximo dia 14 de março de 2012, quarta-feira, das 18h30 às 20h00, na sala C- 2059 do Carrefour des Arts et des Sciences da Universidade de Montreal, uma sessão do Círculo de Leitura Europeu, integrado nas actividades do “Lisez L’Europe”, dedicada à análise e discussão da obra de Lídia Jorge A Costa dos Murmúrios.

Nesta sessão, Luís Aguilar, professor responsável pelos Estudos Portugueses e Lusófonos da Universidade de Montreal e docente do Instituto Camões, apresentará a obra A Costa dos Murmúrios (em francês, Le Rivage des murmures) da escritora Lídia Jorge, nascida no Algarve e considerada uma das grandes revelações da literatura portuguesa pós Revolução dos Cravos, em 1974. O seu primeiro livro foi publicado em 1980, “O Dia dos Prodígios” e, desde então, publicou mais de vinte livros, traduzidos em diversas línguas, tendo recebido vários prémios, tanto nacionais como internacionais. Os seus romances abordam temáticas da sociedade portuguesa contemporânea.

A Costa dos Murmúrios foi publicada em 1988 e é uma das obras centrais da escritora. A ação decorre entre os finais dos anos sessenta e princípio dos anos setenta, em pleno ambiente de guerra colonial e o livro apresenta-se como uma espécie de testemunho vivido no momento da liquidação definitiva do Império Português. Mais concretamente, passa-se em Moçambique e tem como palco privilegiado o Hotel Stella Maris, local onde as mulheres dos oficiais permanecem quando os maridos partem para missões no mato […] A narrativa questiona o papel do poder do Estado sobre os indivíduos, e sobretudo o sentido trágico da própria História. A personagem central é Evita, que vai para Moçambique, onde casa, com um militar. Devido à guerra dá-se, progressivamente, conta das mudanças operadas no seu marido e, consequentemente, das mudanças nas relações do jovem casal.

 

Mais informação: Lisez l’Europe

http://www.goethe.de/ins/ca/mon/prj/lie/club/fr8827576v.htm

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.