Cabo Verde: Espetáculo de dança “Torna liga” apresentado na Praia

Publicado em segunda, 12 março 2012 08:36

O Instituto Camões-Centro Cultural Português promove, nos dias 14 e 15 de março, pelas 20h00, no seu auditório, o espetáculo de dança “Torna liga”, que reúne em palco os bailarinos Djamilson Barreto (Cabo Verde) e Aline Valentim (Brasil), também autores da conceção e coreografia da peça, acompanhados pela voz de Lúcia Cardoso, a percussão de Ndu Carlos e o desenho de luz de Anselmo Fortes.

No texto que elaboraram de apresentação do projeto “Torna liga” escreveram os bailarinos: “Torna Liga é espiral ascendente.  Encontro de danças, confluência de desejos, intercâmbio cultural, fluxo e refluxo. Um encontro nada casual de um  bailarino cabo-verdiano e uma bailarina brasileira que buscam des-educar, voltar para casa, re-conectar-se ao que é simples e essencial. Torna Liga reflete a gira eterna da existência e seus processos: caos, conflito, resistência, chamado, busca, morte, renascido, religar. Corpos que queremos possuir ou corpos que queremos libertar. Ciclos perfeitos e imperfeitos que nos levam a nós mesmo e a tudo o que nos contém e ultrapassa, o divino, tornar a ligar. Além dos bailarinos em cena,  a presença intensa de uma voz a guiar os corpos que buscam. A cantora Lúcia Cardoso flutua e vagueia pelo espaço cénico, vento morno que embala e conduz. A percussão viva de Ndú instiga e dá caminho como a terra sobre a qual imprimimos nossa marca. Canto, música, corpo e som num só movimento rumo ao Religar. Terra, água, fogo e ar retomam seus lugares. E a cada passo dado, vela acesa e palavra proferida: segue a espiral divina a nos conectar...Neste caminho não existem acasos, tudo se conecta ponto a ponto e a espiritualidade emerge como fundamental”.

Este é já o 2º projeto de dança reunindo Djamilson Barreto a um bailarino estrangeiro que este Centro apoia (o primeiro, em “Dos Porta”, foi com uma bailarina espanhola) procurando, assim impulsionar os diálogos artísticos e a apresentação de projetos contemporâneos que aportem novas linguagens à dança cabo-verdiana.




Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.