Cabo Verde: Colóquio “Deportados Políticos e Colónias Penais em Cabo Verde”

Publicado em quarta, 14 março 2012 13:15

Organizado pelo Instituto Camões - Centro Cultural Português, realiza-se na Biblioteca do Polo do Mindelo, no dia 15 de março entre as 15h00 e as 19h30, um colóquio subordinado ao tema “Deportados Políticos e Colónias Penais em Cabo Verde”.

No 1º Painel destacam-se as comunicações de Ana Cordeiro (responsável do Polo do Mindelo do IC/CCP) Maçonaria, Degredo e Deportação em Cabo Verde no Século XIX; José J. Cabral (investigador e Diretor do Gabinete Municipal de Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Tarrafal de S. Nicolau) Ilha de São Nicolau na rota da deportação; Victor Barros (investigador do CEIS 20 da Universidade de Coimbra e bolseiro de doutoramento da Fundação Calouste Gulbenkian) A deportação política e os seus fantasmas: modalidades, contextos políticos e memórias.

No 2º Painel, a começar pelas 17h15, intervêm José Soares (investigador e Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Tarrafal de S. Tiago) O Campo de Concentração do Tarrafal (1936--1954): A origem e o quotidiano; Nélida Maria Freire Brito (Docente da Universidade de Cabo Verde) O Tarrafal na Memória dos PrisioneirosRealização de Cerimónia Fúnebre 1936-54; José Vicente Lopes (Jornalista e investigador) Tarrafal. Memória e Património.

Faz parte integrante do Colóquio a Exposição Ilha de São Nicolau na rota da deportação, organizada por José J. Cabral.

O evento é realizado com as parcerias, entre outras, da Universidade de Cabo Verde e do Municipio do Tarrafal.

Programa Completo

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.