França: Festival da Lusofonia em Marselha e Aix-en-Provence

Publicado em segunda, 26 março 2012 08:44

A Universidade de Aix-Marseille vai acolher a segunda edição do Festival da Lusofonia nos dias 27 e 28 de março de 2012. As atividades são gratuitas e abertas a estudantes, professores e público em geral.

O primeiro dia decorre na cidade de Marselha e homenageia o escritor Jorge Amado no centenário do seu nascimento. Começa com uma conferência da Professora Adriana Florent sobre “Reflexos de África na cultura da Baía – literatura e gastronomia”, seguida de um ateliê de cozinha baiana e finalmente um concerto de música brasileira, realizado por uma aluna do departamento, música profissional. O segundo dia será em Aix-en-Provence e é dedicado à arte portuguesa contemporânea. O crítico de arte Dr. Pedro Morais faz uma conferência sobre “Rituais pagãos, abstração e corpo de um novo género. Performance e dança contemporânea em Portugal no início do século XXI”, que será seguida por um quizz sobre a lusofonia. O festival termina com um concerto no Conservatório Darius Milhaud pelo grupo de guitarristas portugueses “Baltar Cassola Guitar Duo”.

Este festival é organizado pelo leitorado do Instituto Camões em Aix-en-Provence e pelo Departamento de Português da Universidade Aix-Marseille. Conta com o apoio da Embaixada de Portugal em França, do Instituto Camões, do Conservatório Darius Milhaud e da Mairie d’Aix-en-Provence.

Programa Completo




Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.