Espanha: Presidente do Camões, IP abre seminário no Festlatino 2012

Publicado em sexta, 30 março 2012 19:16

O Conselho da Cultura Galega organiza, em colaboração com o Movimento Festlatino, o seminário “As línguas e culturas peninsulares e a sua projeção internacional” que se realiza no dia 3 de abril de 2012, na sede do Conselho da Cultura Galega em Santiago de Compostela.

Nele participam representantes de instituições das diversas culturas da península ibérica que pretendem promover o diálogo intercultural (Instituto Ramón Llull, Instituto Ca­mões, Instituto Cervantes, o próprio Festlatino), junto a pessoas de reconhecido prestígio no âmbito cultural e universitário.

Do programa, que ocupa todo o dia, destaca-se, a abrir os trabalhos, a intervenção da Presidente do Camões Ana Paula Laborinho “O Instituto Camões e a projeção internacional da cultura e a língua portuguesa”, seguida da intervenção de Francisco Moreno (Instituto Cervantes) “El Instituto Cervantes y su proyección americana”. Isabel Pires de Lima (Festlatino) falará sobre “O movimento Festlatino e a sua projeção internacional” e Alex Susanna (Institut Ramon LLull) fará uma alocução sob o tema “Promocionando la literatura catalana, por esos mundos de Dios”.

Entre as conferências acontecem duas mesas redondas. A primeira subordinada ao tema “A literatura e o audiovisual galegos e a súa proxección internacional” e a segunda debatendo “As institucións galegas e a proxección internacional da cultura galega”.

Recorde-se que O Festlatino é um movimento cultural, literário e educacional que tem como objetivo fomentar o diálogo cultural entre os países e zonas de línguas e culturas neolatinas de Europa, África, Américas e Ásia. Anualmente celebra um congresso no Recife e seminários preparatórios em vários países de línguas neolatinas que reúnem pessoas relevantes no âmbito da escrita, filologia, professorado, arte, diplomacia, jornalismo, gestão e liderança cultural e política, e promoção cultural.

O Movimento Festlatino tem como presidente de honra o Dr. Mário Soares, ex-presidente da República Portuguesa, e é dirigindo por um conselho formado por vinte e seis personalidades do mundo da cultura e línguas de doze países. O seu coordenador geral é Humberto França.

Mais informações: http://festlatino.blogspot.com/

Programa Completo

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.