França: Festa da Europa em Bordéus

Publicado em terça, 22 maio 2012 16:43

O Porto, geminado com Bordéus desde 1978, foi a cidade convidada de honra da edição de 2012 da "Festa da Europa", iniciativa da "Maison de l'Europe - Bordeaux Aquitaine" que decorreu entre 9 e 16 de maio.

O evento, em que esteve presente uma delegação daquela cidade, chefiada pelo Presidente da Câmara, Rui Rio, desenvolveu dezenas de atividades em torno de três temas: a celebração da cidade do Porto, o problema integeracional e o envelhecimento ativo e os 25 anos do programa Erasmus.

O lançamento oficial da Festa aconteceu na presença dos representantes da cidade de Bordéus, da Região da Aquitânia, da Comunidade Urbana de Bordeaux (CUB) e da "Maison de l'Europe", a que se seguiu a inauguração da exposição de Nuno Salgado "Entre Margens" que, destinada a circular nas grandes cidades europeias, saiu pela primeira vez de Portugal.

Para além desta mostra, Rui Rio e o Presidente da Câmara de Bordéus, Alain Juppé, inauguraram a exposição "Concursos", de Eduardo Souto de Moura, na galeria Arc en Rêve, momento alto da participação do Porto na Festa da Europa em Bordéus, dada a reputação do arquiteto e ainda pelo facto de Eduardo Souto de Moura estar a realizar um projeto de alojamento para uma grande empresa imobiliária francesa no bairro ecológico "Ginko", na zona de Bordeaux-Lac.

Os festejos continuaram com as "Lectures Gourmandes" – leituras bilingues de textos contemporâneos de Uwe Tinn (Alemanha), Marguerite Duras (França), José Manuel Fajardo (Espanha), Marco Malvaldi (Itália), Francisco José Viegas (Portugal), sobre os prazeres da mesa. Cada Instituto Cutural encarregou-se de justificar e apresentar brevemente o autor escolhido. Foram oferecidas aos ouvintes algumas especialidades europeias, entre as quais os famosos pastéis de bacalhau, pastéis de nata, de feijão, vinho verde..., organizadas pelo núcleo de Bordéus-Aquitânia da EUNIC (Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia).

Os mais jovens foram contemplados com um concerto em que puderam ouvir os atuais músicos rock do Porto : Throes + The Shine, Botswana e a cantora portuguesa Rita Braga.

No dia 13 de maio, dia da "Aldeia europeia", em que atuaram um grupo folclórico português, a cantora Rita Braga e o grupo coral da Associação de portugueses "Sol de Portugal, o Consulado-Geral de Portugal convidou a "Associação França / Portugal" de Oloron para estar presente no stand de Portugal, que apresentou este ano exemplares de cerâmica produzida por pequenos artesãos, têxteis e bordados do Norte de Portugal, fotografias do Porto, além dos habituais produtos portugueses oferecidos pelo Cônsul de Portugal aos visitantes do stand.

A Festa da Europa foi organizada pela "Maison de l'Europe", pela Câmara Municipal de Bordéus, a Câmara Municipal do Porto, pelo Museu dos Vinhos do Douro e do Porto, pelo Consulado-Geral de Portugal, pelo Instituto Camões, pela EUNIC, pela galeria Arc en Rêve e por associações de portugueses da Aquitânia.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.