Cabo Verde: Celebrações do Ano da Língua Portuguesa na Universidade de Cabo Verde

Publicado em quinta, 24 maio 2012 19:12

Uma exposição sobre “Os Novíssimos” acompanhada de música dos anos 60, bem como uma conferência Recordar os Novíssimos nos 50 anos do ´desespero da eternidade’ proferida pela Professora Fátima Fernandes são algumas das ações da sessão comemorativa do quinquagenário da Geração de Seló.

Esta ação vai acontecer no dia 25 de maio a partir das 17:30, no auditório da Reitoria da Universidade de Cabo Verde. Estas ações fazem parte da programação de “2012, Ano da Língua Portuguesa na Universidade de Cabo Verde”.

Nesse sentido, a academia presta uma homenagem a Arménio Vieira, Jorge Miranda Alfama, Margarida Mascarenhas, Mário Fonseca, Oswaldo Osório e Rolando Vera-Cruz Martins, que, sob o apadrinhamento do Dr. Manuel Duarte, ousaram escrever no Seló – Página dos Novíssimos, publicação, com apenas duas edições do jornal Notícias de Cabo Verde, que surgiu em 1962, no número inaugural de 25 de maio.

Esta publicação marcou o seu tempo e deixou um importante legado às gerações posteriores pelo tratamento, em tom sarcástico e expressivo, de temas como a emigração, o desespero da partida e a esperança do emigrante na terra longe e o desejos de vencer para combater a miséria causada pela fome.

As comemorações começaram dia 24 de maio, às 9h30, na Universidade de Cabo Verde com uma conversa aberta com Oswaldo Osório e Jorge Miranda Alfama, Seguida por um diálogo com os alunos do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e uma corrente poética, baseada em textos selecionados de Arménio Vieira, Jorge Miranda Alfama, Mário Fonseca, Oswaldo Osório e Rolando Vera-Cruz Martins.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.