Espanha: Tradutora Elena Losada vence XII Prémio de Tradução Giovanni Pontiero

Publicado em terça, 29 maio 2012 18:23

A professora e tradutora Elena Losada foi a vencedora do XII Prémio de Tradução Giovanni Pontiero, com a tradução da recolha de correspondência Minhas Queridas (Queridas Mías), da escritora brasileira Clarice Lispector, publicada pela Editorial Siruela.

O prémio foi anunciado numa cerimónia que se realizou na terça-feira, 29 de maio de 2012, pelas 12:00, na Aula 2 da Facultat de Traducció i d'Interpretació da Universidade Autónoma de Barcelona, UAB. O prémio, no valor de 6 mil euros, foi disputado por 17 traduções para castelhano de obras literárias escritas originalmente em língua portuguesa.

O convidado desta edição, enquanto figura homenageada, foi o escritor Javier Moro, vencedor do Prémio Planeta 2011, autor que obteve o reconhecimento da crítica e do público leitor com romances como Pasión india (2005) ou El sari rojo (2008), e colabora regularmente com diferentes meios de comunicação.

O prémio, que vai na décima segunda edição, resulta de uma parceria entre o Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões de Barcelona e a Facultat de Traducció i d'Interpretació da Universitat Autònoma de Barcelona.

Na cerimónia estiveram presentes, entre várias individualidades, o Vice-reitor de Transferência Social e Cultural da UAB, Bonaventura Bassegoda, a Decana da Facultat de Traducció i d'Interpretació da UAB, Laura Santamaria, a Diretora do Instituto Camões de Barcelona, Helena Tanqueiro, a Diretora do Departament de Traduccció, Marisa Presas e o Cônsul Geral de Portugal em Barcelona, João Ribeiro de Almeida.

Mais informações:
http://institutocamoesbarcelona.blogspot.com.es/2012/05/cerimonia-de-entrega-do-xii-premio-de.html

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.