Brasil: Autores portugueses na FLIP 2012

Publicado em segunda, 02 julho 2012 13:24

Dulce Maria Cardoso e José Luis Peixoto participam na 10.ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty 2012 (FLIP), no Brasil, a convite daquela organização e com o apoio do Instituto Camões, que decorre de 4 de julho, quarta-feira até domingo, 8 de julho.

Dulce Maria Cardoso participa, no dia 7 de julho, sábado, na mesa principal de debate sobre o tema ‘Em família’ com os escritores Zuenir Ventura e João Anzanello Carrascoza.

No dia 8 de julho, José Luis Peixoto faz parte de um painel Livro de cabeceira’ em que autores convidados da Flip 2012 leem e comentam trechos dos seus livros preferidos. O autor português falará sobre o seu primeiro romance ‘Morreste-me’.

Com a presença de autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi, a primeira Festa Literária Internacional de Paraty, realizada em 2003, inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. Ao longo das suas edições seguintes, a Flip ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo, caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade. Nos cinco dias de festa, a Flip realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, distribuídos em Flip - Programação Principal, Flip - Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha.

A programação principal é composta de uma conferência de abertura e 20 mesas que reúnem para uma conversa informal convidados dos mais variados horizontes (escritores, cineastas, quadrinistas, historiadores, jornalistas e artistas plásticos, entre outros), e é realizada na ‘Tenda dos Autores’, que possui um auditório com 850 lugares. Todos os eventos contam com tradução simultânea e são transmitidos na ‘Tenda do Telão’, com capacidade para 1.400 pessoas e pela internet.

Mais informação: http://www.flip.org.br/

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.