Reino Unido: Instituto Camões patrocina “Capella Duriensis”

Publicado em quarta, 01 agosto 2012 08:14

Com o patrocínio do Instituto Camões, o grupo vocal Capella Duriensis é um coro visitante, residente nas catedrais de Bristol e de Wells, no Reino Unido, com um repertório de cânticos Anglicanos e polifonia portuguesa, onde dá concertos nos dias 13 e 26 de agosto de 2012.

Neste ano de 2012, a Capella Duriensis já atuou nos festivais de Música em Leiria, no Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaçae ainda no Festival de Música dos Açores.

A Capella Duriensis é um conjunto vocal do Porto especializado em música a cappella, com direção musical de Jonathan Ayerst.

Na sequência do sucesso granjeado com quatro Programas de Música Medieval para o Advento gravados pela Antena 2em2010, a Capella Duriensis gravou um programa de música de Natal em 2011 e um concerto especial de música para a Semana Santa, agendado para transmissão pela European Broadcasting Union em 2012.

Na sua temporada de 2010-11, a Capella Duriensis apresentou um repertório de mais de 40 obras numa série de concertos, sendo que um deles se deu no festival Música em S.Roque, Lisboa.O coro sempre proporcionou um interesse contextual nos seus programas, fazendo o contraste entre elementos da renascença com peças medievais e ainda modernas. O seu repertório inclui música Ortodoxa Russa do séc. XIX, Canto Litúrgico Antigo da Europa Ocidental, polifonia do período Renascentista Português, música folk da Europa de Leste e música litúrgica do séc.XX.

Jonathan Ayerst

Após os estudos na Escola da Catedral de Wells e na Royal Academy of Music com Nellie Akopian and Alexander Kelly, Jonathan Ayerst ganhou vários prémios do Munster Trust, da Fundação Hattori, da English-Speaking Union, e a prestigiada bolsa Carnwarth Scholarship (Worshipful Company of Musicians).

Em 2000 foi nomeado pianista do Remix Ensemble, Casa da Música. Paralelamente, deu vários recitais em salas como a Wigmore Hall, a Purcell Room em Londres e o Museu Gulbenkian. Gravou também o repertório integral para violino e piano de Franz Liszt na Hyperion.

Desde setembro de 2009, é assistente do maestro Paul Hillier no novo agrupamento o Coro Casa da Música. No mesmo ano foi galardoado com o Associateship of the Royal College of Organists pelo qual recebeu também o Prémio Sawyer and Durrant. No presente ano, Jonathan foi premiado com a Fellowship of the Royal College of Organists.

Contactos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mais informação:

www.CapellaDuriensis.eu

Capella Duriensis on YouTube

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.