Moçambique: “Coletiva 2012” - Exposição de Artes Visuais

Publicado em quarta, 05 setembro 2012 18:33

Inaugura no próximo dia 5 de setembro, às 18h00, na Galeria do Centro Cultural Português de Maputo, uma exposição coletiva, reunindo obras recentes de oito criadores nas técnicas de Pintura, Escultura e Diaporama.

Os autores, Fiona Wishman, José Cabral, Mahazul, Membir, Moisés Sabão, Nhamundhwa, Oblino e Pekiwa, representam diferentes abordagens, não só nas técnicas a que recorrem mas também nos aspetos conceptuais que sustentam cada projeto. Estamos também na presença de diferentes gerações, o que torna o conjunto ainda mais interessante e diversificado.

A “Colectiva 2012” resulta do encontro dos artistas que propuseram ao Instituto Camões mostras individuais para 2012, aos quais foi possível responder afirmativamente com a realização desta exposição colectiva. A exposição insere-se na missão de apoio e divulgação da cultura e criatividade de matriz lusófona, em pleno respeito e diálogo com a vitalidade das artes plásticas moçambicanas, que compete ao Camões-Instituto da Cooperação e da Língua em Maputo. É assim com orgulho que apresentamos uma mostra colectiva que procura reunir o melhor das inúmeras solicitações recebidas nos últimos tempos. Acreditamos que ao apoiar o diálogo entre os artistas que expõem, estamos a contribuir para um melhor conhecimento mútuo e também recíproco entre as culturas irmanadas pela história comum. Do mesmo modo, esperamos que esta oportunidade materialize o amadurecimento dos artistas expostos e seja mais um passo na afirmação da sua enorme criatividade.

Durante o período da mostra, entre 5 de setembro e 6 de outubro, o Centro Cultural Português de Maputo organiza um conjunto de Eventos Paralelos, para além da oportunidade de convívio com os criadores na abertura da exposição, de que destacamos os três encontros abertos ao público em geral.

 

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

www.instituto-camoes.org.mz

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.