Moçambique: Prémio Eloquência Camões, IP - 2012

Publicado em quinta, 20 setembro 2012 08:03

Vinte e um candidatos de seis escolas de Maputo (Moçambique) disputam sexta-feira (21 de setembro) na sala de conferências do Centro Cultural Português/Camões, IP, em Maputo, a 10ª Grande Final do Prémio Eloquência Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

O concurso destina-se a premiar as três melhores apresentações de textos produzidos por estudantes do Ensino Primário 2 (EP2) e do Ensino Secundário Geral (ESG) de Maputo.

Para o efeito, as escolas concorrentes promoveram previamente um concurso interno, em que selecionaram os melhores trabalhos para a Grande Final.

Após a submissão do texto destinado ao concurso, os estudantes seleccionados participaram nas Oficinas de Oralidade/Eloquência, atividade orientada pelo Dr. Jaime Mondlane, docente de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica, com o objectivo de aperfeiçoar as apresentações dos candidatos.

Para além da animação cultural das escolas envolvidas, o objectivo deste Prémio Eloquência é motivar os estudantes para a importância da expressão oral em língua portuguesa e para a consciencialização da sua aplicação no mercado de trabalho, em áreas tão variadas como a comunicação social, a docência, as relações públicas, a publicidade, o teatro, o cinema, entre outras.

Nesta edição apresentam-se na Grande Final 21 candidatos provenientes das seguintes escolas de Maputo: (ESG) Escola Secundária Malhazine, Escola Secundária Quisse Mavota, Escola Secundária Josina Machel; (EP2) Escola Primária da Polana Caniço A (Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba), Escola Primária da Mavalane A e Escola Comunitária Santo António da Polana.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.