Reino Unido: Lançamento de obra dirigida por Severiano Teixeira e Costa Pinto

Publicado em segunda, 15 outubro 2012 08:03

O livro The Europeanization of Portuguese Democracy (Columbia University Press, 2012), organizado pelos académicos portugueses Nuno Severiano Teixeira e António Costa Pinto, será lançado a 19 de outubro, em Londres, numa iniciativa do Camões Center for Studies in Portuguese Language and Culture (CELCP), no King’s College London, em associação com o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa.

O livro será apresentado por Luísa Pinto Teixeira, responsável do CELCP, e comentado pelos dois organizadores, seguido de um debate para o qual foram convidados docentes e investigadores do King’s College London - Christoph Meyer (Estudos Europeus e Internacionais) e Anna Gwiazda, Adrian Blau e James Scott (Departamento de Economia Política).

O livro «analisa a forma como a União Europeia ajudou a moldar o processo político em Portugal nas principais instituições, nas elites e nas atitudes dos cidadãos», escreve-se apresentação do lançamento. «Impulsionada principalmente por preocupações políticas de garantir a democracia, a adesão de Portugal à UE em 1986 também serviu como um catalisador para um dinâmico desenvolvimento económico após um complexo processo de democratização e descolonização do último império da Europa».

O lançamento faz parte do programa oficial do ‘Festival de Artes & Humanidades 2012' do King’s College London, cujo tema este ano é 'Metamorfoses: Transformações e Convergências nas Artes e Humanidades', e que ocorre de 13 a 27 de Outubro no King’s College London.

Nuno Severiano Teixeira é professor de Relações Internacionais e diretor do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa. É doutorado pelo Instituto Universitário Europeu, em Florença. Foi professor visitante na Universidade de Georgetown e, de 2006 a 2009, foi ministro da Defesa de Portugal. Tem publicado sobre política externa portuguesa e sobre história militar.

António Costa Pinto é professor e investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É doutorado pelo Instituto Universitário Europeu, em Florença. Foi professor visitante na Universidade de Stanford (1993) e de Georgetown (2004), e professor visitante sénior na Universidade de Princeton (1996) e na Universidade da Califórnia, em Berkeley (2010).

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.