Parabéns José Saramago

Publicado em sexta, 16 novembro 2012 10:02

A Fundação José Saramago celebra hoje (16 de novembro de 2012) os 90 anos do nascimento do escritor promovendo o primeiro "Dia do Desassossego", que a entidade pretende transformar numa festa cívica e de cultura.

A programação para celebrar o 90º aniversário, desenhada pela Fundação, instalada na Casa dos Bicos, em Lisboa, pretende "desassossegar" os leitores, incentivando-os a saírem à rua com a obra "O Ano da Morte de Ricardo Reis".

Nascido em 1922, na Azinhaga, José Saramago - distinguido com o Nobel da Literatura em 1998 - viria a falecer em Lanzarote, em 2010, com 87 anos.

Para a celebração dos 90 anos de Saramago - que coincide com o 30 aniversário da edição do "Memorial do Convento" - a Fundação José Saramago organizou uma série de eventos, que começam a partir das 12:00 de hoje.

O grupo de teatro Éter vai recriar nessa altura algumas passagens do romance "Memorial do Convento", em frente à Casa dos Bicos, e Jorge Baptista da Silva cantará árias de Domenico Scarlatti, o compositor da corte de D. João V, a que a obra de Saramago se refere, num espetáculo dirigido por Vera Barbosa.

A Fundação José Saramago, que tem hoje e sábado entradas gratuitas, apela aos leitores que devem recordar e inspirar-se nas palavras do Prémio Nobel: "Escrevo para desassossegar os meus leitores".

Com esse espírito, os apreciadores da obra de Saramago, e também de Fernando Pessoa, autor de "O Livro do Desassossego", são convidados a sair à rua com as obras para ler e partilhar.

As janelas e varandas da sede da Fundação José Saramago vão estar decoradas pelo pintor José Santa Bárbara, com figuras do romance, como Blimunda, Baltazar ou frei Bartolomeu de Gusmão e, no interior, estará uma exposição de retratos do escritor, da autoria de nove ilustradores portugueses e espanhóis.

Ainda no âmbito da programação dedicada à data, excecionalmente, o Teatro Nacional de São Carlos vai abrir as portas no ensaio geral, às 18:00 de hoje, do concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do coro do teatro, que reúne no programa o "Requiem", de Fauré, e "Sinfonia Fantástica", de Berlioz.

O sítio online Bookoffice, da Booktailors, um grupo de consultores editoriais que atribuem prémios no setor, associa-se às comemorações dos 90 anos do nascimento de Saramago publicando um conjunto de conteúdos para "homenagear o legado do único autor português galardoado com o prémio Nobel de Literatura".

 

Lusa

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.