“Pensas” participa no Africa-EU Cooperation Forum on ICT, 2012

Publicado em segunda, 03 dezembro 2012 16:10

O Pensas esteve, no passado dia 29 de Novembro, no “2012 Africa-EU Cooperation Forum on ICT”, um evento destinado a pessoas e instituições envolvidas em projetos deste âmbito.

Este ano, este encontro acolheu intervenções entre os dias 28 e 30 de novembro e teve lugar no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. Esta iniciativa é organizada pelo projeto EuroAfrica-P8 EU/FP7, financiado no âmbito da Iniciativa EuroAfrica-TIC e com o apoio da National Science Foundation (FCT) de Portugal e é a 5ª de uma série de conferências de muito sucesso.

O tema apresentado: The Pensas Project- training teachers with ICT integrou-se na sessão: Technology Enhanced Learning (e-learning & e-skills) que contou ainda com a presença de temas como: Implications of the Post-2015 Agenda for the NEPAD e-Schools Initiative; uma apresentação de Towela Nyirenda da África do Sul; Technology enhanced literacy training with GraphoGame; por Mikko HenriK, Finlândia e The connect. Teatching project, Marc van den Homberg, Holanda.

Recorde-se que o Pensas é um projeto de cooperação que trabalha há sete anos para melhorar a qualidade do Ensino em Moçambique. Nasceu de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua- e o Ministério da Educação de Moçambique e abraçou como principal âmbito de intervenção a formação de professores nas áreas da Matemática e da Língua Portuguesa.

A edição de 2012, em Lisboa, visou principalmente reforçar e apoiar o desenvolvimento da cooperação no que respeita à investigação sobre as TIC entre a África e a Europa, abordando vários tópicos específicos, que envolvem as áreas da educação, infra-estruturas, saúde, agricultura e ambiente, tecnologias móveis e aplicações, entre outros. O evento e- Learning África 2013 será organizado pelo Ministério de Educação da Namíbia em parceria com o Ministério das Ciências e Tecnologias.

O e-Learning África 2013 levará profissionais, especialistas e académicos, envolvidos no contexto africano, a pensar sobre temas como: a mudança, tradição e inovação.

Estas conferências representam uma oportunidade única para todas as partes interessadas no domínio das TIC, com vista a aumentar a visibilidade e o impacto das suas atividades, ampliar os seus conhecimentos assim como refletir sobre os progressos alcançados na investigação para o crescimento econômico, melhoria da qualidade de vida e prestação de serviços eficiente.

Nos anos anteriores, a conferência teve lugar em Bruxelas, Bélgica: 25-26 março de 2009; Adis Abeba, Etiópia: 2- 4 de fevereiro de 2010; Helsínquia, Finlândia: 3: 07-08 dezembro de 2010; Cidade do Cabo, África do Sul: 14-15 novembro de 2011.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.