Parceria África-Europa debatida em Lisboa

Publicado em quarta, 05 dezembro 2012 13:57

A construção de uma parceria euroafricana e o futuro da cooperação para o desenvolvimento estarão em análise na conferência “A Parceria África-Europa em Construção: que Futuro?”, a decorrer nos dias 13 e 14 de dezembro, na sala 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

O ponto de partida para esta conferência internacional será a Cimeira UE-África, prevista para 2014, assim como as discussões em curso sobre uma agenda global para o Desenvolvimento pós-2015.

Ao longo dos dois dias, irão decorrer quatro sessões e um painel, durante os quais serão abordados temas como os efeitos da crise económica, as questões demográficas, os problemas de segurança em África, o financiamento e os novos atores de desenvolvimento, sendo que o painel final irá incidir sobre as perspetivas de futuro para os próximos anos.

Todas as sessões têm entrada livre, mediante marcação prévia, e contam com diversos oradores convidados, nomeadamente especialistas e membros da Europe-Africa Policy Research Network (EARN), uma rede de investigação e promoção do diálogo político entre os dois continentes.

A conferência “A Parceria África-Europa em Construção: que Futuro?” é organizada pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), o Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI) e o Centro de Estudos Africanos do ISCTE-IUL (CEA), em parceria com o European Centre for Development Policy Management (ECDPM). A iniciativa conta com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, bem como da Fundação Portugal-África e da Fundação Gulbenkian.

A conferência contou com a participação de Francisco Almeida Leite, na qualidade de membro do CICL e como representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Mais informações disponíveis em: http://www.imvf.org/conteudos.aspx?id=433&cid=1220

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.