Luxemburgo: um doador generoso

Publicado em quarta, 12 dezembro 2012 10:07

O exame do CAD da OCDE ao desempenho do Luxemburgo na área da cooperação e do apoio ao desenvolvimento concluiu que o país é um dos mais generosos.

O Luxemburgo destinou 0,97% do seu Rendimento Nacional Bruto, o equivalente a cerca de 413 milhões de dólares, em  Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD), em 2011. “O Luxemburgo é o terceiro doador mais generoso do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD), na proporção da sua economia – depois da Suécia e da Noruega – e tem um programa de elevada qualidade”, afirmou Brian Atwood, presidente do CAD. “Reconhecemos que o Luxemburgo está empenhado em atingir os 1% do RNB para a APD até 2014”, acrescentou.

O exame da OCDE às políticas e programas de cooperação para o desenvolvimento do Luxemburgo distingue a posição forte daquele país no combate à pobreza, a sua ajuda humanitária e o trabalho eficiente com nove países parceiros. O Luxemburgo tenciona terminar o seu programa de ajuda ao Vietname e a El Salvador, sendo que o relatório da OCDE o encoraja a fazê-lo de modo a garantir que a saída seja previsível e transparente.

O Comité de Ajuda ao Desenvolvimento acrescenta diversas outras recomendações para aumentar o impacto positivo da ajuda do Luxemburgo.

Para mais informações consultar o site (em inglês): http://www.oecd.org/dac/peerreviewsofdacmembers/luxembourg.htm

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.