Portugal-EUA: Programa ‘Disquiet’ para jovens escritores em 2013 em Lisboa

Publicado em quinta, 13 dezembro 2012 16:10

Escritores portugueses e norte-americanos, vários dos quais são professores de escrita criativa, participam na 3ª edição do projeto Disquiet – The International Literary Program in Lisbon, Portugal, que vai ter lugar no verão de 2013 em Lisboa, promovido pela organização literária sem fins lucrativos Dzanc Books, com o apoio de diversas entidades portuguesas, entre as quais o Camões, IP.

Denise Duhamel, John Frey, Tayari Jones, Lídia Jorge, Adam Levin, valter hugo mãe, José Luís Peixoto, Jacinto Lucas Pires, Robert Olmstead, Gonçalo M. Tavares, Katherine Vaz, Terri Witek e Richard Zenith são os nomes dos escritores participantes, avançados pelos promotores da iniciativa, que se assemelha a uma ‘universidade de verão’ e em que também participam responsáveis da Dzanc Books e da editora Guernica e ainda editores da New York Review of Books.

O Disquiet, que está em fase de aceitação de inscrições, é um programa de duas semanas, entre 30 de junho e 12 de julho de 2013, dirigido a jovens escritores já afirmados ou amadores, que frequentarão oficinas de trabalho sobre poesia, ficção, e não ficção – na edição de 2013 está prevista uma oficina de trabalho para escritores norte-americanos de ascendência portuguesa -, palestras, leituras, passeios literários e excursões, «na companhia de alguns dos mais interessantes escritores contemporâneos norte-americanos e portugueses a trabalhar hoje em dia».

O projeto compreende um concurso para atribuição de bolsas parciais ou completas a escritores participantes de ascendência portuguesa ou de um país lusófono residentes nos Estados Unidos ou no Canadá, graças a uma parceria com a Fundação Luso-Americana de Desenvolvimento (FLAD).

Os vencedores do concurso das bolsas terão a oportunidade de participar na oficina de trabalho da escritora luso-americana Katherine Vaz, com o tema Writing the Luso Experience.

Anteriores participantes no programa Disquiet tinham raízes em lugares com os Açores, Brasil, Cabo Verde, Portugal continental, Goa e Madeira.

Uma bolsa completa será atribuída ao vencedor do Prémio Internacional de Literatura das editoras Dzanc Books/Guernica. Aos finalistas deste concurso, aberto a escritores de qualquer origem, serão atribuídas bolsas parciais.

O programa Disquiet tem o patrocínio da FLAD e do Camões, IP e o apoio do Centro Nacional de Cultura, da Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa.

Para mais informação: http://disquietinternational.org; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.