Relatório do CAD sobre a cooperação para o desenvolvimento em 2012

Publicado em quarta, 19 dezembro 2012 12:39

O relatório anual do CAD sobre a cooperação para o desenvolvimento é um documento de referência para a análise das tendências da ajuda internacional. Em 2012, o relatório intitulado “Development Co-operation Report 2012: Lessons in linking sustainability and development” procura entender como lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável, com enfoque na inclusão e boa governação para garantir que os nossos recursos finitos são distribuídos equitativamente, agora e no futuro.

De facto, partilhar recursos finitos numa população em crescimento constante é um desafio crítico, daí que J. Brian Atwood, presidente do CAD, tenha convidado diversos líderes intelectuais para contribuírem para o relatório deste ano, que se apresenta estruturado em 14 capítulos, repartidos em cinco partes, num total de 296 páginas.

No sumário é apontado que, apesar da subida constante do PIB mundial em geral, continuam a existir grandes lacunas de país para país e de região para região, assim como desigualdades crescentes. O relatório destaca que a população ultrapassou a marca dos 7 mil milhões, sendo que mil milhões vivem com menos de dois dólares por dia e a maioria está malnutrida. São 1,3 mil milhões os que não têm acesso à eletricidade e água limpa potável está fora do alcance de mil milhões de pessoas. Entre outros desafios, o CAD sublinha ainda que os países em desenvolvimento estão a enfrentar a primeira queda da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD), desde 1997.

Estas duras realidades globais exigem soluções práticas, eficazes e replicáveis, de acordo com o relatório do CAD, que observa o modo como a comunidade do desenvolvimento – países emergentes, em desenvolvimento e da OCDE, organizações multilaterais e da sociedade civil e o setor privado – tem combinado esforços para enfrentar desafios ambientais específicos e ajudar ao desenvolvimento sustentável.

A cimeira Rio+20 foi um dos principais acontecimentos do ano e produziu a mais recente abordagem para o desenvolvimento sustentável, sob a forma do documento “O futuro que queremos”. Neste seguimento, o relatório CAD lança a pergunta “Como pode a cooperação para o desenvolvimento ajudar a atingir esse futuro?” e define como crucial a adoção de um novo modelo de cooperação e a utilização da ajuda de um modo eficaz enquanto catalisador para o financiamento do desenvolvimento sustentável.

O relatório foi lançado na abertura da Reunião de Alto Nível do DAC, a 4 de dezembro. Apresentado pelo Secretário-Geral Angel Gurría, o lançamento contou com um painel de discussão sobre os principais temas do relatório sobre cooperação para o desenvolvimento.

Mais informações disponíveis em: http://www.oecd.org/dac/dcr2012.htm

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.