França: Performance teatral encena poetisas francesas

Publicado em terça, 08 janeiro 2013 15:22

O legado feminino na literatura francesa, desde a Idade Média aos dias de hoje, é homenageado na performance teatral “Battements de coeur: poésie féminine du Moyen-Age à nos jours”. A peça, que inclui textos portugueses, estará em cena durante o mês de janeiro na Residência André de Gouveia da Cité Internacional Universitária de Paris.

Ao todo serão 25 as poetisas encarnadas pelas atrizes Marie-Christine Point e Morgane Noubel, numa produção Kap Théâtre. A montagem poética é da responsabilidade de Ségolene Point, formada pelo Actor studio de Andréas Voutsinas, que em 2010 representou em teatro e cinema “Lettres portugaises”, tendo assim concluído uma trilogia sozinha em cena sobre a paixão no feminino.

Os textos escolhidos para a “Battements de coeur” foram escritos por mulheres ao longo de diferentes períodos da História, começando na Idade Média, e abordam temas tão variados como a natureza, a morte, a maternidade ou o amor. Em palco far-se-ão ouvir excertos de Anna de Noailles, Louise Labé ou Marceline Desbordes-Valmore, sem esquecer Marie de Brabant, Cécile Sauvage, Christine de Pizan, entre outras.

«Battements de coeur: poésie féminine du Moyen-Age à nos jours» entra em cena a 11 de janeiro. Há sessões nas sextas-feiras (11, 18, 25) e sábados (12, 19, 26) às 20h, e nos domingos (13, 20, 27), às 15h, na Residência André de Gouveia.

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.