Reino Unido: Seis mil livros portugueses para 30 escolas britânicas

Publicado em quinta, 24 janeiro 2013 10:41

A Coordenação de Ensino Português no Reino Unido e Ilhas do Canal celebra a 25 de janeiro de 2013, na “Lilian Baylis Technology School” (sul de Londres) a doação de livros portugueses de literatura infantil e juvenil a escolas da rede do Camões Instituto da Cooperação e da Língua (CICL) que acolhem aulas de Português.

A cerimónia de entrega realiza-se pelas 17:30 na Lilian Baylis, em Kennington, e será presidida pelo Embaixador de Portugal em Londres, João de Vallera, que procederá à oferta comemorativa de livros ao diretor da escola. Na sessão estarão também presentes representantes do Millennium BCP e da ONG Karingana.

A Lilian Baylis é uma escola secundária que no ano letivo 2012/2013 tem pela primeira vez ensino de Português integrado na sua oferta curricular. Acolhe também alunos do ensino primário e secundário de várias escolas da zona de Londres, em ensino paralelo ou after-school, como é designado no Reino Unido.

No total, são 258 alunos de Português e 3 professores da Coordenação de Ensino que aqui aprendem e ensinam português, em estreita colaboração com a direção da escola. A Lilian Baylis destaca-se pelo ambiente de coesão criado entre alunos de mais de 40 nacionalidades, com uma larga percentagem de alunos luso-descendentes.

A iniciativa de oferta de mais de 6000 livros a 30 escolas inglesas com aulas de Português e a associações lusófonas tem por objetivo promover a divulgação da língua portuguesa no sistema educativo britânico e na comunidade local.

Esta divulgação destina-se não só aos descendentes de lusófonos, como língua de herança, mas também aos alunos de outras nacionalidades, interessados em investir na aprendizagem do Português como uma língua internacional de futuro.

A possibilidade de lerem literatura em Português nas bibliotecas escolares inglesas é mais uma forma de os alunos se encontrarem com a língua e cultura portuguesas, fora do contexto formal de sala de aula.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.