Bélgica: Obra de Fernando Pessoa inspira peça de teatro

Publicado em quinta, 24 janeiro 2013 13:28

Ortónimo e heterónimos pessoanos ganham vida na peça “Miroirs de Fernando Pessoa”, em cena até 9 de fevereiro de 2013, no Théâtre des Martyrs, em Bruxelas. A peça, que estreou a 15 de janeiro, é uma adaptação do dramaturgo belga Paul Emond a partir da obra do poeta português.

 

Quatro atores - John Dobrynine, Emmanuel Dekoninck, Itsik Elbaz e Idwig Stéphane - representam em palco o confronto do ortónimo com os heterónimos e destes entre si. Tudo isto acontece em torno de um inquérito meio lúdico conduzido por um deles, mais precisamente, o Doutor Quaresma, decifrador de enigmas.

“Por vezes intensamente poética, outras vezes engraçada e louca, esta é uma viagem vertiginosa num labirinto povoado de duplos tão contraditórios como os poetas neopagãos, um novo Fausto, um banqueiro anarquista, um criador de odes futuristas, um sonhador melancólico, e até mesmo um decifrador de enigmas”, escreve Paul Emond, a propósito da peça.

No passado sábado, dia 19 de janeiro, a cafetaria do teatro recebeu um concerto de música portuguesa. A 22 do mesmo mês foi apresentado o livro “Portrait de Pessoa”, por Jacques de Decker, secretário da Academia Real de Língua e Literatura Francesas da Bélgica, seguida de um encontro com os atores e o encenador.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.