Espanha: Extremadura é a região com maior número de alunos de português

Publicado em segunda, 28 janeiro 2013 09:52

A Extremadura é a comunidade onde há mais alunos, no ensino público de Espanha, a aprender português, afirmou José Antonio Monago, Presidente da Junta da Extremadura durante uma visita efetuada esta semana a Portugal.

Monago, que veio a Lisboa incentivar os empresários portugueses a investirem na região, que faz fronteira com Portugal, teve encontros com vários responsáveis portugueses, entre os quais a Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho.

O chefe do governo regional espanhol acrescentou que a procura da aprendizagem da língua portuguesa na Extremadura espanhola, que correspondeu a uma opção feita há alguns anos pelas autoridades daquela comunidade espanhola, suplanta em muito a capacidade de oferta.

Segundo dados de 2010, citados pelo Diário de Notícias, a língua portuguesa ultrapassou pela primeira vez nesse ano o francês, enquanto idioma estrangeiro de opção dos alunos naquela comunidade.

O departamento de Educação informou que o português passara a ser a segunda língua estrangeira mais procurada naquela região, atrás apenas do inglês. Estavam inscritos 1.748 alunos no português, contra os 1.156 que escolheram o francês.

A Extremadura foi a primeira região espanhola a introduzir o português como língua opcional curricular, no seu sistema educativo.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.