Concurso Lusófono da Trofa: Candidaturas ao prémio de Melhor Conto Infantil

Publicado em sexta, 01 fevereiro 2013 17:03

A Câmara Municipal da Trofa lançou a edição de 2013 do Concurso Lusófono da Trofa, uma iniciativa apoiada pelo Camões, IP, destinada a promover a Literatura Infantil. As candidaturas aos Prémios Matilde Rosa Araújo, Lusofonia e Ilustração deverão ser entregues até 27 de abril.

O concurso pretende “divulgar autores de língua oficial portuguesa” e “estimular hábitos de leitura e de escrita criativa”, sendo aberto às participações de Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor.

Os textos, inéditos, não devem exceder as 15 páginas e podem ou não ser ilustrados. Em jogo está a atribuição de três prémios pecuniários. O Prémio Matilde Rosa Araújo, no valor de 1500 euros, será oferecido ao Melhor Conto. O Prémio Lusofonia, no valor de 400 euros, para o Melhor Conto, será atribuído a cada país que não seja contemplado com o prémio anterior.

Na categoria de ilustração o prémio corresponde a 500 euros, sendo que os concorrentes devem enviar três a cinco ilustrações subordinadas a um excerto de As Fadas Verdes, de Matilde Rosa Araújo, conforme determinado no regulamento. Há ainda a possibilidade de o vencedor do Prémio Ilustração ser convidado para ilustrar o conto vencedor do Prémio Matilde Rosa Araújo.

As participações deverão ser entregues até às 17 horas do dia 27 de abril de 2013, na Casa da Cultura da Trofa ou via correio, em carta registada e dirigida a: Vereador da Cultura, Câmara Municipal da Trofa, Edifício Sede, Pólo I, Rua das Indústrias, 393, Apartado 65, 4785-624 Trofa.

Os centros culturais portugueses e as suas extensões nos países de língua portuguesa recebem os restantes textos a concurso. Todos os contos serão posteriormente encaminhados para um júri de pré-seleção do município da Trofa.

Em novembro de 2013 serão anunciados os vencedores e entregues os prémios. Tal como tem acontecido em edições anteriores, o conto vencedor deste ano será publicado e lançado pela Câmara Municipal da Trofa, durante a edição anual da Feira do Livro e do Encontro Lusófono de Literatura Infanto-juvenil.

A edição de 2012 do concurso contou com um total de 230 participantes (mais 82 do que em 2011). O Prémio Matilde Rosa Araújo foi atribuído a´Sebenta esquecida de Tomé cabeça na Lua’, da autoria de Diogo Teixeira. Ainda em 2012, o Concurso Lusófono da Trofa atribuiu o Prémio Lusofonia ao conto Bem Debaixo do Nariz, de Carina Castro Mota de Oliveira, do Brasil. O Prémio Ilustração foi atribuído à portuguesa Susana Maria Seixas Alves Matos.

Ver o regulamento completo

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.