Brasil: Concertos de Pedro Burmester em Brasília, Rio de Janeiro e S. Paulo

Publicado em segunda, 04 fevereiro 2013 17:31

O pianista português Pedro Burmester realiza em fevereiro de 2013 uma digressão ao Brasil, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., constituída por concertos em Brasília, Rio de Janeiro e S. Paulo, respetivamente nos próximos dias 19, 20 e 21.

Este ciclo integra a programação oficial do Ano de Portugal no Brasil. Pedro Burmester é um dos mais importantes pianistas da atualidade. Nascido no Porto, consagrado por diversos prémios internacionais, começou a tocar aos 10 anos e desde então já realizou mais de mil concertos, em diversos países do mundo.

No espetáculo em Brasília serão apresentadas três obras sob a regência do maestro Cláudio Cohen: abertura da ópera “O Amor Industrioso”, de João de Sousa Carvalho, compositor e músico português do século XVIII, Concerto em Lá Menor op.54 para Piano e Orquestra, de Robert Schumann e 3 Episódios Sinfónicos, de Ney Rosauro, esta peça em estreia mundial.

Na capital brasileira, a atuação de Pedro Burmester abre a temporada de 2013 da Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O evento decorre na principal sala de espetáculos da cidade, a Sala Villa-Lobos.

A 20 de fevereiro, no Rio de Janeiro, o pianista português atua no Palácio de São Clemente, onde interpreta obras de Ludwig Van Beethoven, Johann Sebastian Bach, Bernardo Sassetti e Heitor Villa-Lobos.

Em S. Paulo, na Sala São Paulo, realiza-se o último concerto desta digressão, que conta com a participação especial do jovem pianista brasileiro Pablo Rossi. Do repertório para esta noite constam peças de Johann Sebastian Bach, Franz Schubert, Frédéric Chopin, Heitor Villa-Lobos, Darius Milhaud, Aaron Copland e Bernardo Sassetti.

A obra de Darius Milhaud, Suite Scaramouche, será executada por Pedro Burmester e Pablo Rossi numa interpretação a dois pianos. Este concerto tem entrada livre.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.