Brasil: “Internacionalização da Língua Portuguesa” debatida em Florianópolis

Publicado em terça, 05 março 2013 19:21

O colóquio “A Internacionalização da Língua Portuguesa: Concepções e Ações” decorre entre 6 e 8 de março, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cidade de Florianópolis, Brasil, com o intuito de discutir as concepções e as ações em curso para o avanço do português no cenário internacional das línguas.

O evento, que será transmitido por videoconferência, reúne investigadores e gestores públicos num debate em torno da internacionalização da língua portuguesa, para evitar a possível dispersão de atividades institucionais, públicas e privadas, e, ao mesmo tempo, otimizar os investimentos na área.

Pretende-se ainda sensibilizar a comunidade académica para a realização da II Conferência Internacional sobre o Futuro do Português no Sistema Mundial, evento oficial da CPLP, que acontecerá em Lisboa, em outubro e novembro de 2013. Dessa conferência resultará o Plano de Ação para a Promoção, Difusão e Projeção do Português (2014-2017), a ser aprovado pelos Chefes de Estado e de Governo da CPLP na Cúpula/Cimeira de Dili, em Timor-Leste, em julho de 2014.

Os três dias do colóquio “Internacionalização da Língua Portuguesa“ incluem diversas comunicações individuais e oito mesas redondas, a primeira das quais é subordinada ao tema “promoção internacional institucional do português” e conta com a participação de Ana Paula Laborinho, Presidente do Camões, IP.

Nas restantes mesas serão abordados temas como “A língua portuguesa e suas perspetivas para o século XXI”, “Gestão da língua, ensino e internacionalização do português” ou “A internacionalização da língua portuguesa na era digital”. Terminadas as intervenções, haverá tempo para a discutir e sistematizar os assuntos abordados.

Esta é uma iniciativa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), a agência linguística da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Consultar o programa

Videoconferência

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.