França: Poema de Ruy Belo no festival ‘Passeurs d’Europe’

Publicado em sexta, 08 março 2013 17:48

«o portugal futuro é um país aonde o puro pássaro é possível», assim começa o poema de Ruy Belo, que será lido em português, francês, alemão, espanhol, italiano, grego e polaco na edição de 2013 do festival Passeurs d’Europe, organizado este mês de março, em Lyon, pelos institutos nacionais de cultura europeus integrantes da rede EUNIC naquela cidade francesa, no âmbito da ‘Primavera dos Poetas’.

O poema O Portugal Futuro, que faz parte do livro Homem de Palavra(s), publicado em 1969 e reeditado várias vezes, a primeira vez pouco antes da morte do poeta em 1978, é um dos nove poemas, de nove países (França, Alemanha, Itália, Espanha, Polónia, Portugal, Grécia, Hungria e Reino Unido), que serão apresentados ao público em cerca de 20 línguas, sob o tema desta 15ª Primavera dos Poetas 2013: Les Voix du Poème/As Vozes do Poema, em três representações, a 12, 13 e 14 de março

Neste verdadeiro festival da poesia e das línguas, os poemas escolhidos pelos Passeurs d’Europe são lidos na sua língua de origem, na tradução francesa e em várias outras línguas, pelos atores do Teatro des Asphodèles e por estudantes estrangeiros, numa encenação de Gaëlle Konaté. Cada poema será acompanhado ao piano por Ewerton Oliveira, estudante do Conservatório de Lyon.

Desde 2005, no quadro da Primavera dos Poetas, os institutos culturais europeus de Lyon, associados na rede EUNIC, da qual faz parte o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, juntamente com outras associações culturais, organizam o Passeurs d’Europe.

Este projeto internacional reúne este ano, em Lyon os seis institutos da EUNIC Lyon (Alliance Française, Goethe-Institut, British Council, Camões, I.P, Instituto Cervantes e Istituto Italiano di Cultura), a Association Franco-hellénique Defkalion, o Instituto de Langue et de Civilisation Polonaises, a Maison de l’Europe et des Européens, a Plateforme de la jeune création franco-allemande, o Théâtre des Asphodèles, o Conservatoire de Lyon e a Association Amitiés France-Hongrie. Conta com o apoio do Espace Pandora, da Universidade Lumière Lyon 2 e da Câmara de Lyon, em parceria com Bellecour Musiques.

O Camões, I.P., através do Centro de Língua Portuguesa de Lyon, participa neste evento desde a 2ª edição, em 2006.

Ao longo dos anos poemas de diferentes poetas portugueses foram deste modo dados a conhecer a um público cada ano mais numeroso. Além de Ruy Belo, José Luís Peixoto, Nuno Júdice, Luís de Camões, Alexandre O’Neill, Manuel Alegre, Fernando Pessoa e Eugénio de Andrade representaram Portugal neste festivo encontro anual com a poesia europeia.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.