Macau: Literatura de origem chinesa e lusófona no Festival “Rota das Letras”

Publicado em quarta, 13 março 2013 11:03

A literatura, o cinema e a música de origem chinesa e lusófona estão em destaque no Festival Literário “Rota das Letras”, de 9 a 17 de março de 2013, em Macau, em que participam escritores de língua portuguesa como Dulce Maria Cardoso, Valter Hugo Mãe e José Eduardo Agualusa.

Ao longo dos nove dias do festival é possível assistir a conferências e debates, bem como a exposições de artes plásticas, concertos e projeção de filmes.

De entre os mais de 30 escritores, editores, tradutores, músicos, jornalistas, cineastas e artistas plásticos presentes no festival destacam-se nomes da literatura chinesa contemporânea como Bi Feiyu, Hang Shaogong, Hong Ying ou Yi Sha, entre outros.

Por sua vez, a literatura lusófona é representada por figuras como a Dulce Maria Cardoso, Valter Hugo Mãe ou Rui Zink. Por Macau passam ainda o humorista Ricardo Araújo Pereira, a editora Bárbara Bulhosa e os jornalistas Carlos Vaz Marques e Alexandra Lucas Coelho.

O escritor angolano José Eduardo Agualusa e o timorense Luís Cardoso representam a literatura dos seus países, enquanto o Brasil marca presença com o poeta Regis Bonvicino e com Mauro Munhoz, diretor-geral da Festa Literária Internacional de Paraty.

O festival, que pretende estabelecer uma relação mais forte com escolas e universidades e dar aos leitores mais jovens a possibilidade de contactar com os autores, inclui ainda sessões de cinema – como a projeção do premiado filme “A Última Vez que Vi Macau”, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata -, e concertos dos portugueses Dead Combo e Camané.

O programa completo pode ser consultado em: http://thescriptroad.org/pt-pt/programa-2013/

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.