Portugal e Moçambique celebram 25 anos de Cooperação nas geociências

Publicado em sexta, 22 março 2013 16:27

Para celebrar os 25 anos de cooperação entre Portugal e Moçambique na área das geociências, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e o Camões, I.P. organizam uma cerimónia de comemoração a 14 de maio de 2013, no Auditório do LNEG, em Alfragide.

O programa do evento inclui a apresentação de um livro comemorativo da data. Haverá ainda uma exposição documental, cuja informação será complementada com recurso a meios multimédia, com cartas geológicas e posters referentes a Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. 

A cooperação entre Portugal e Moçambique na área das geociências deu os primeiros passos em 1986, com o traçar das primeiras linhas de colaboração. Contudo, foi em 1987 queo Instituto Geológico e Mineiro, o Instituto da Cooperação Portuguesa e a Direção Nacional de Geologia de Moçambique assinaram o protocolo que enquadrou a cooperação desenvolvida desde então.

O protocolo assinado há 25 anos possibilitou deslocações ao terreno de equipas mistas de ambos os países, formação e estágios de técnicos moçambicanos em Portugal, que participaram nos trabalhos de laboratório e tratamento da informação recolhida em Moçambique.

Dos trabalhos desenvolvidos destacam-se as Cartas Geológicas de Maputo, das ilhas da Inhaca e Bazaruto e da região de Bilene e do Alto Ligonha, assim como a Carta dos Jazigos e Ocorrências Minerais não Metálicos de Moçambique, a Carta Tectónica de Moçambique a Carta Geológica e Geoambiental da Região da Grande Beira.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.