Dia Mundial da Água 2013 dedicado ao tema da Cooperação

Publicado em sexta, 22 março 2013 18:58

O Dia Mundial da Água, proclamado pela ONU, celebra-se a 22 de março, com o objetivo de chamar a atenção para a importância do abastecimento de água e saneamento básico em todo o mundo, bem como para a defesa da gestão sustentável dos recursos de água doce. Em 2013 evoca-se em particular a Cooperação em torno da água.

Um Dia Internacional para celebrar a água doce foi recomendado em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED). A Assembleia Geral da ONU designou então “22 março de 1993” como o primeiro Dia Mundial da Água.

Cada ano, o Dia Mundial da Água destaca um aspeto específico da água doce. Em 2013, em reflexo do Ano Internacional da Cooperação pela Água , o Dia Mundial da Água também é dedicado ao tema da Cooperação em torno da água e é coordenado pela UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) em colaboração com a UNECE (United Nations Economic Commission for Europe) e UNDESA (United Nations Department of Economic and Social Affairs) em nome da ONU-Água .

Diversos eventos estão a acontecer um pouco por todos os continentes e irão marcar as comemorações deste dia. As celebrações oficiais foram organizadas pelas Nações Unidas e pelo Governo da Holanda, em Haia, e irão abordar tanto a cooperação pela água, como os resultados da Consulta Temática sobre a inclusão das questões da Água na agenda pós-2015.

No mundo, cerca de 800 milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável e 2,5 mil milhões não têm instalações sanitárias seguras, inclusive na Europa. A Organização Não Governamental para o Desenvolvimento Oikos, que aderiu na primeira hora a esta iniciativa, é parceira para a sua comunicação e divulgação em Portugal.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.