Geórgia: Centro de Língua Portuguesa abre na Universidade Estatal Ivane Javakhishvili

Publicado em segunda, 25 março 2013 16:54

A Geórgia tem a partir desta semana um Centro de Língua Portuguesa (CLP) do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. a funcionar na Universidade Estatal Ivane Javakhishvili de Tbilisi, na Geórgia.

Este CLP conta com uma biblioteca própria, dotada de materiais impressos, multimédia e audiovisual, e ainda com um espaço destinado às aulas de língua e de cultura portuguesas.

A sua constituição resulta da assinatura, a 18 de outubro de 2012, de um Protocolo de Cooperação entre o Camões I.P. e a Universidade Ivane Javakhishvili com uma vigência de três anos letivos. O acordo estabelece igualmente a contratação de um docente de língua e cultura portuguesas que será o diretor do CLP Camões/Tbilisi.

Ainda segundo o Protocolo, o Camões IP apoiará programas de formação científica e pedagógica de docentes, investigadores e estudantes da Universidade Estatal de Tbilissi, mediante a concessão de bolsas de estudo em Portugal.

A inauguração do Centro de Língua Camões/Tbilisi eleva para 65 o número de CLP existentes na Rede EPE (Ensino Português no Estrangeiro). No que se refere às Instituições de Ensino Superior, a rede EPE alcança atualmente 72 países, envolvendo 283 instituições de Ensino Superior, 499 professores de Língua Portuguesa e mais de 100.000 alunos.

Através desta rede global, o Camões I.P. assegura programas de ação estratégicos para a divulgação da Língua Portuguesa, como a Formação Inicial de Professores, Formação Inicial e Contínua de Tradutores e Intérpretes, Formação Linguística de Futuros Quadros, Investigação, Pós-Graduação e Bolsas.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.