Camões, IP e PNL assinam Protocolo para reforçar a Língua Portuguesa no estrangeiro

Publicado em terça, 02 abril 2013 13:26

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, IP) celebra terça-feira, 2 de abril, um Protocolo de Colaboração com o PNL que se traduzirá na realização de iniciativas e programas destinados a promover o acesso ao livro e à leitura no estrangeiro, junto das comunidades portuguesas na diáspora e da sua rede de ensino (rede EPE – Ensino Português no Estrangeiro).

Nos termos do Protocolo prevê-se, nomeadamente, que o Camões, IP lance um concurso, que avança já no próximo ano letivo, destinado aos alunos de língua portuguesa nas escolas pertencentes à rede externa do instituto e, de uma forma geral, a todos os falantes de língua portuguesa.

O certame será diferenciado consoante as idades dos participantes, passando pela resposta a perguntas ou pela redação de textos (em prosa ou poesia) subordinados a temas extraídos dos livros que integram o PNL.

Para todos, o principal prémio, será a oferta de livros, numa altura em que o Camões, IP está a distribuir cerca de 600 bibliotecas pela rede EPE.

Enquanto entidade parceira do PNL, o Camões, IP desenvolverá iniciativas locais de promoção da expressão em língua portuguesa (leitura e escrita), orientadas para serviço público e procurará também dinamizar a colaboração contínua de entidades e/ou indivíduos que testemunhem as suas vivências nos países onde estão radicados, nos planos cultural, social e linguístico. Uma das iniciativas previstas é a organização de conferências que contem com a presença de escritores de língua portuguesa.

O Protocolo com o PNL será assinado às 15:00 na sede do Camões, IP, no Palacete Seixas (Av. da Liberdade, 270 – Lisboa), pela presidente do Camões, IP, Ana Paula Laborinho, e pelo Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral, na presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

Vídeo sobre o evento

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.