França: Obra da portuguesa Ana Hatherly tema de colóquio internacional

Publicado em sábado, 20 abril 2013 17:02

O colóquio internacional intitulado "Le Labyrinthe . La Chasse de l'improbable et l'oeuvre d'Ana Hatherly - 50 ans après la publication de O Mestre" realiza-se a 22 e 23 de abril de 2013, em Nanterre e Paris, e a sua programação inclui palestras, sessões de leitura, uma exposição, um concerto e o lançamento de um livro.

O evento propõe uma reflexão em torno da obra de Ana Hatherly, um “caso único” no panorama literário e artístico português e um paradigma das tendências vanguardistas do século XX, pretendendo-se assim promover as suas obras em França.

Durante dois dias, na Université de Paris Ouest Nanterre La Défense e na Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação de França, investigadores, alunos, professores, e o público em geral poderão percorrer os passos de um labirinto que reinventa os modelos clássicos, nomeadamente os barrocos.

Ana Marques Gastão, Isabel Almeida, Maria Filomena Molder, Fernando Martinho, Catherine Dumas, Ana Paixão, João Pinharanda, João Silvério e Luís Alves de Matos são os investigadores encarregues das palestras, que abordarão diversos aspetos da obra de Ana Hartherly.

Paralelamente às comunicações serão organizados outros eventos, com o intuito de dar uma perspetiva do trabalho de criação da escritora e artista portuguesa. Assim, haverá projeção de filmes, exposição de desenhos, um concerto de piano por Marta Menezes, sessões de leituras e o lançamento da tradução francesa L'Invention de l'écriture (trad. Catherine Dumas, Paris, Ed. Pagine d'Arte, 2013.)

Esta iniciativa é organizada pela Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense (CRILUS), Cátedra Lindley Cintra do Camões IP, Universidade Paris 8 e Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação de França, em parceria com o Camões, IP, Casa de Portugal - André de Gouveia/CIUP, as Editions Pagine d’Art, o CAM -Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, a FLAD- Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Companhia Cá e Lá.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.