Jerónimo Pizarro distinguido com o Prémio Eduardo Lourenço 2013

Publicado em sexta, 26 abril 2013 21:35

O Prémio Eduardo Lourenço 2013 foi atribuído a Jerónimo Pizarro, responsável pela cátedra de Estudos Portugueses ‘Fernando Pessoa’, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, na Universidade dos Andes, e comissário da presença portuguesa na Feira Internacional do Livro de Bogotá 2013, Colômbia.

Cidadão da Colômbia e de Portugal, Jerónimo Pizarro é professor da Universidade dos Andes, doutorado pelas Universidades de Harvard (2008) e de Lisboa (2006), em Literaturas Hispânicas e Linguística Portuguesa.

O Prémio foi atribuído em reconhecimento do papel de Jerónimo Pizarro no desenvolvimento e divulgação dos estudos pessoanos e da sua atividade como promotor da cultura portuguesa no espaço ibero-americano, nomeadamente na promoção de diferentes atividades em desenvolvimento na Feira do Livro de Bogotá.

A decisão foi anunciada hoje por João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, que presidiu à reunião do júri do Prémio Eduardo Lourenço 2013, realizada na sede do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), na Guarda.

O Prémio anual, que tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e diretor honorífico do CEI, destina-se a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

Para além do Reitor da Universidade de Coimbra, o júri que hoje decidiu a atribuição do Prémio Eduardo Lourenço 2013, era formado por Maria Angeles Serrano, Vice-Reitora da Universidade de Salamanca, Virgílio Bento, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Valentín Cabero e Fernando Rodríguez de la Flor, professores da Universidade de Salamanca e Simonetta Luz Afonso e Carlos Fiolhais, convidados pela Universidade de Coimbra.

Em anos anteriores foram galardoadas personalidades de relevo de Portugal e de Espanha como, Maria Helena da Rocha Pereira, Professora Catedrática de Cultura Greco-Latina (2004), Agustín Remesal, Jornalista (2006), Maria João Pires, Pianista (2007), Ángel Campos Pámpano, Poeta (2008), Jorge Figueiredo Dias, Professor Catedrático de Direito Penal (2009) e César António Molina, Escritor (2010), Mia Couto, Escritor (2011) e José María Martín Patino, Teólogo (2012).

A sessão solene de entrega do galardão a Jerónimo Pizarro terá lugar, na Guarda, no dia 7 de junho de 2013.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.