Bélgica: Tiago Rodrigues no Kunstenfestivaldesarts de Bruxelas

Publicado em segunda, 06 maio 2013 15:42

Três Dedos Abaixo do Joelho, o espetáculo de Tiago Rodrigues, estreado há um ano na sala estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, durante o alkantara festival, estará em cena no Atelier 210, no Kunstenfestivaldesarts de Bruxelas, a 8 e 9 de maio, numa iniciativa apoiada pelo Camões, I.P.

A peça de Tiago Rodrigues, interpretada por Isabel Abreu e Gonçalo Waddington, prossegue a sua carreira internacional com representações no Emilia Romagna Teatro Fondazione, em Modena (Itália), a 31 de maio e no Théâtre de la Ville, a 11 de junho, no âmbito do Festival Chantiers d'Europe, Paris (França).

Procurando nos arquivos da censura prévia ao teatro durante o Estado Novo, guardados na Torre do Tombo, Tiago Rodrigues construiu um roteiro em que, com «ironia», «transforma os censores em dramaturgos, usando os seus relatórios como o texto de um espetáculo onde os atores formam uma máquina de censurar poética e absurda», lê-se na sinopse da peça.

No blogue Teatro Público, Tiago Bartolomeu Costa escreveu que «é preciso regressar a Duas Metades (2007, com Patrícia Portela) para encontrar no percurso de Tiago Rodrigues um trabalho tão bem estruturado sobre as interferências num quotidiano programado. O cruzar as frases dos censores com frases das peças censuradas inventa um diálogo fársico, deixando que o absurdo da situação torne viva uma memória que não é apenas teatral».

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.