Porto: Dia de África assinalado com documentário, debate e conferências

Publicado em terça, 14 maio 2013 11:55

O filme “Mulheres Africanas – A Rede Invisível”, do brasileiro Carlos Nascimbeni, vai ser exibido a 24 de maio de 2013, pelas 18:30, na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, após duas conferências sobre Arte e Literatura, e no âmbito das celebrações do Dia de África (25 de maio).

Esta sessão, à qual se segue um debate, será antecedida pelas seguintes conferências da responsabilidade do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP): “O lugar das Mulheres nas Literaturas de África em Português”, pelas 14:30, e “Out of Africa? Arte moderna e contemporânea ‘em e de’ áfrica (e ‘no e do feminino’) ”, pelas 17:00.

A projeção do documentário, que apresenta a trajetória de lutas e conquistas históricas das mulheres africanas em diferentes países do continente, é uma iniciativa da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), do Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) e do CEAUP.

Em “Mulheres Africanas – A Rede Invisível” são retratadas não apenas mulheres líderes que se têm destacado em diferentes áreas, mas também as mulheres comuns, igualmente corajosas e vitoriosas em suas lutas do dia-a-dia, lê-se na sinopse. A obra contém depoimentos de grandes líderes como Graça Machel, Leymah Gbowee, Sara Masasi, Nadine Gordimer e Luisa Diogo.

A entrada é livre, sujeita a inscrição. Deverá ser enviado um email com o título do filme e o nome para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.