Espanha: Entregues prémios do concurso ‘Contos no Mediterrâneo’ 2013

Publicado em terça, 28 maio 2013 15:37

Criação’ foi o título do texto vencedor da edição de 2013 do concurso literário ‘Contos no Mediterrâneo’, na categoria de maiores de 18 anos, organizado pelo leitorado de galego da Universitat Autònoma de Barcelona, com o patrocínio de diversas entidades, entre as quais o Camões, IP.

A entrega dos prémios aos vencedores do concurso naquela categoria realizou-se a 24 de maio no Centro Galego de Barcelona, numa cerimónia que contou com a presença do presidente daquela instituição, Manoel Carrete, e com um concerto de música tradicional galega a cargo do dueto Aida González e David López e uma atuação de bossa nova a cargo dos Teste Oral.

O 7º concurso literário ‘Contos no Mediterrâneo’ foi destinado a estudantes atuais ou passados de português ou galego nos territórios de língua catalã.

Como em anos anteriores, existiam 2 categorias, uma para menores de 18 anos e outra para maiores de 18 anos, cujos vencedores foram agora revelados. O tema era livre e, na categoria de maiores de 18 anos, os textos tinham de ter entre mil e 2.550 palavras.

Cèlia Batlle Massagué, autora do conto Criação, que recebeu pelo seu primeiro prémio um lote de livros no valor de 400€, é aluna de português da Facultat de Traducció i d’Interpretació da UAB

O 2º prémio foi para o conto O faloa, de Albert Cugat Pedrerol, aluno do Programa Conversem[os], que recebeu um lote de livros e um bilhete de avião Barcelona-Lisboa-Barcelona. O 3º prémio pelo conto Geografias foi para Ruth Pérez Robles, antiga aluna de português da Escola Oficial d’Idiomes de Barcelona, que recebeu um lote de livros e uma figura de cerâmica. Foi ainda atribuída uma menção honrosa pelo conto Tres pasos a Ataülf Ferrer i Mestres, aluna do Centro Galego de Barcelona, que recebeu um lote de livros.

O júri da edição de 2013 foi constituído pelas professoras da Universitat de Barcelona Maria Zesús Lama e Malores Villanueva, e pelos professores da Universitat Autònoma de Barcelona Victor Martínez Gil, Jordi Cerdà Subirachs e Jofre Pons i Casanovas.

Os patrocinadores da presente edição foram o Centro Galego de Barcelona, Edicións Xerais de Galicia, Galaxia, Obradorio Santillana, OQO Editora, Sargadelos, a Xunta de Galiza, o Leitorado de Galego da UAB e o Camões, IP.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.