Festival Cine Ceará homenageia cinema português contemporâneo

Publicado em segunda, 09 setembro 2013 13:21

A 23º edição do Cine Ceará, dedicada ao cinema português, com projeções de filmes, debates e uma homenagem à atriz portuguesa Maria de Medeiros, realiza-se de 7 a 14 de setembro de 2013, no Ceará, Brasil, com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões, IP.

O programa do festival inclui diversas longas e curtas-metragens produzidas em Portugal nos últimos 15 anos e conta com um espetáculo de abertura de Maria de Medeiros, personalidade homenageada pelo certame. Assim, está prevista uma mostra de filmes realizados ou interpretados pela portuguesa, com destaque para 'Repare bem', filmado recentemente, sobre a ditadura militar brasileira.

As projeções serão realizadas pela primeira vez no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Contudo, a programação do Cine Ceará inclui exibições e palestras no espaço da Caixa Cultural, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Mercado dos Pinhões e na Vila das Artes.

“A grande novidade desta 23ª edição do Cine Ceará é mesmo a mudança de rumo quanto à temática. Se antes tínhamos temas muito abrangentes, a opção por homenagear um país específico nos permite um foco preciso. E olha que estamos falando de países ibero-americanos que, muitas vezes, não têm sua produção distribuída no Brasil. Então, garimpar a qualidade desse cinema e dar a oportunidade de ser exibido no Brasil passa a ser um compromisso do Cine Ceará”, de acordo com um comunicado de Wolney Oliveira, diretor do Festival. 

Oito produções concorrem ao Troféu Mucuripe de longa-metragem nas categorias melhor filme, direção, fotografia, edição, argumento, som, banda sonora original, direção de arte, ator, atriz e prémio da crítica. Por sua vez, a competição de curtas-metragens Mostra inclui doze filmes nas categorias melhor filme, direção, argumento, produção cearense e prémio da crítica.

A Mostra Olhar do Ceará, composta apenas por produções de realizadores do Ceará, também irá distinguir os melhores filmes com prémios especiais, entre as 23 produções selecionadas pela organização do evento.

Para além das tradicionais mostras competitivas, o 23º Cine Ceará apresenta ao público uma ampla programação de mostras especiais, seminários e oficinas. A propósito da cinematografia portuguesa, serão exibidas 14 curtas e longas-metragens, na Mostra Portugal Contemporâneo.

O certame oferece ainda uma série de iniciativas de cariz social com as mostras “Terceira Idade”, “Acessibilidade” e “O 1º filme a gente nunca esquece”, que irão reunir mais de 1000 pessoas em exibições especiais na Caixa Cultural e no Mercado dos Pinhões, de acordo com a organização.

Mais informações em www.cineceara.com

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.