EUA: Escritor Richard Zenith fala sobre Fernando Pessoa em Boston

Publicado em quinta, 07 novembro 2013 16:48

O escritor e tradutor Richard Zenith, vencedor do Prémio Pessoa em 2012, participa numa conferência sobre o poeta português Fernando Pessoa, no dia 14 de novembro de 2013, na UMass Boston, EUA, com o apoio do Camões, IP.

Nascido em Washington DC, Richard Zenith mudou-se para Lisboa em 1987, onde trabalha como escritor, tradutor e investigador nos arquivos Fernando Pessoa. Zenith licenciou-se pela Universidade da Vírginia e viveu na Colômbia, no Brasil e em França, antes de se mudar definitivamente para Portugal e adquirir cidadania portuguesa.

Entre os prémios alcançados destacam-se o PEN Award for Poetry in Translation (1999), o prémio tradução Calouste Gulbenkian (2002) e o Prémio Pessoa (2012). Para além de ser especialista e tradutor de Pessoa, Zenith é também responsável pelas versões inglesas da obra de autores como Sophia de Mello Breyner Andresen, António Lobo Antunes, Nuno Júdice, Antero de Quental, entre outros.

O mais recente trabalho de Richard Zenith, Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz - Correspondência amorosa completa 1919 – 1935, reúne pela primeira vez toda a correspondência trocada entre o poeta e a sua única namorada, Ofélia Queiroz. A obra permite acompanhar o universo sentimental do poeta ao longo de 30 anos, temática sobre a qual irá versar a conferência, que conta também com a intervenção de Anna M. Klobucka, professora de Literatura Portuguesa e Africana na UMass Dartmouth.

Anna M. Klobucka é doutorada em Romance Languages and Literatures pela Universidade de Harvard (1993) e autora dos livros The Portuguese Nun: Formation of a National Myth e O Formato Mulher: A Emergência da Autoria Feminina na Poesia Portuguesa.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.