Angola: Cooperação Portuguesa na EducaAngola 2013

Publicado em sexta, 29 novembro 2013 11:35

A Escola de Formação de Professores de Benguela e o Programa Saber Mais, apoiado pelo Camões, IP, participaram pela primeira vez na EducaAngola - Feira de Amostras do Sistema Educativo, promovida pelo Ministério da Educação e pela Feira Internacional de Luanda (FIL), na capital de Angola.

A terceira edição do evento dedicado às áreas da educação, formação, qualificação e emprego foi subordinada ao tema “Cidadania, Valores e Qualidade Educativa: os pilares do desenvolvimento sustentável” e realizou-se de 7 a 10 de novembro de 2013, em Luanda.

Esta foi a primeira vez que a Escola de Formação de Professores de Benguela e o Programa Saber Mais participaram na Feira para representar as diferentes especialidades que a instituição oferece aos estudantes angolanos. Os cursos de Língua Portuguesa, Bioquímica, Educação Visual e Plástica e Educação Física tiveram especial destaque, sendo que os dois últimos só estão em curso na EFP de Benguela e EFP do Namibe.

A Escola de Formação de Professores de Benguela foi uma das três nomeadas para o prémio “Melhor Participação Formação de Formadores”, conjuntamente com o Magistério Primário de Benguela e a Escola de Formação de Professores Garcia Neto, de Luanda.

Esta é provavelmente a mostra setorial que maior participação tem tido de entidades expositoras como escolas, institutos, universidades, centros de empregos e formação, livrarias, empresas de recrutamento, entre outras, assim como a massiva participação de visitantes, na sua grande maioria jovens estudantes ou à procura do primeiro emprego.

Durante a sessão de apresentação do evento, o vice-ministro da Educação, Dr. Narciso dos Santos, considerou que estas atitudes positivas, competências e conhecimentos são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer nação.

Aprovado em 2009 no âmbito do Fundo da Língua Portuguesa, e desenvolvido numa parceria da Cooperação Portuguesa com o Ministério da Educação de Angola, o Programa Saber Mais atua na área da formação de professores do 2º Ciclo do Ensino Secundário deste país.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.