Rede EPE: Projeto “Consigo, Ler” mobiliza comunidade no incentivo à leitura

Publicado em sexta, 29 novembro 2013 12:58

Professores da rede EPE em França, Espanha, Suíça, Luxemburgo, Holanda, Bélgica, EUA e Canadá dinamizam, de 25 a 29 de novembro de 2013, o projeto do Camões, IP “Consigo, Ler”, que consiste no envolvimento de membros da comunidade local em sessões de leitura de uma obra literária em Português.

O livro a ler é selecionado por consenso entre o convidado e os professores, depois de auscultados os interesses e hábitos de leitura dos alunos. Pode ser de prosa ou de poesia, desde que seja considerado adequado à faixa etária e ao nível de proficiência da turma. Esta ação mobiliza pais, encarregados de educação, familiares dos alunos e todas as pessoas da comunidade local que queiram participar na promoção da leitura em língua portuguesa.

O projeto “Consigo, Ler” insere-se no Plano de Incentivo à Leitura na rede EPE (Ensino Português no Estrangeiro), com o qual se pretende contribuir para a difusão da língua e da cultura portuguesas através de ações de incentivo à leitura de obras de autores portugueses ou que se expressem em língua portuguesa.

O Camões, IP propõe aos coordenadores e professores do EPE a organização e dinamização de atividades de leitura, de modo a promover a literacia e a estimular hábitos de leitura autónoma, no pressuposto de que os hábitos de leitura autónoma serão integrados de forma mais adequada se os alunos tiverem acesso a atividades de leitura orientada, na escola ou em casa.

Ao nível do Ensino Básico e Secundário, a Rede EPE contempla quatro centenas de professores e mais de 50 mil jovens alunos, distribuídos por 11 Coordenações de Ensino em diversos países de África, América, Austrália e Europa. Além do Plano de Incentivo à Leitura, este segmento do Camões, IP disponibiliza às comunidades Programas de Ensino, Certificação das Aprendizagens e Formação Contínua de Professores.

Mais informação

 

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.