Isabel Pires de Lima nos “Dias da Lusofonia” em Sófia

Publicado em sexta, 29 novembro 2013 14:05

A professora universitária e ex-Ministra da Cultura Isabel Pires de Lima participará nas comemorações dos Dias da Lusofonia, na Universidade de Sófia, com diversas palestras dedicadas à cultura e artes portuguesas, nos dias 28 e 29 de novembro de 2013.

As primeiras comunicações de Isabel Pires de Lima, a 28 de novembro, terão como temas: "Singularidades de uma Rapariga Loira: de Eça de Queirós a Manoel de Oliveira (conto e filme)” e “A Ilha dos Amores revisitada: Camões e José Rodrigues (poesia e desenho)”.

No dia 29, a ex-ministra da Cultura irá apresentar as comunicações "José Eduardo Agualusa e a utopia da identidade intercultural" e "Sexualidade e Corpo em Paula Rego (alguns diálogos com a literatura)”.

 Isabel Pires de Lima é licenciada em Filologia Românica, doutorada em Literatura Portuguesa e Professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Especializou-se na obra de Eça de Queiroz, sendo atualmente membro da Comissão Executiva do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz.

 Os Dias da Lusofonia realizam-se de 26 de novembro a 1 de dezembro, com oficinas de trabalhos nos três primeiros dias em torno do tema “Tambores de São Luís: História e estória”, orientadas por Nereida Dourado, da Universidade de São Paulo. A semana dedicada à lusofonia termina no dia 1 de dezembro com uma festa dos alunos de Filologia Portuguesa, no Bar Neu Berlin.

Celebrados em Sófia desde 2008, os Dias da Lusofonia são uma iniciativa de cariz académico, com uma semana de oficinas de trabalho, palestras e exposições, organizada pelo Leitorado do Camões, IP em Sófia em parceria com a Universidade de Sófia.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.