Camões, IP lança 1.ª edição de Concurso Internacional de Leitura

Publicado em quinta, 05 dezembro 2013 09:28

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em associação com o concurso do Plano Nacional de Leitura, vai lançar, pela primeira vez, um Concurso Internacional de Leitura pela rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE), oficialmente aberto a 3 de dezembro de 2013.

Integrado no Plano de Incentivo à Leitura no EPE, o Concurso Internacional de Leitura (CIL) pretende estimular hábitos de leitura de obras literárias de autores portugueses ou que se expressam em língua portuguesa. O CIL resulta de um protocolo entre o Camões, IP e Plano Nacional de Leitura (PNL), assinado a 2 de abril de 2013, aos abrigo do qual serão propostas atividades para aumentar os níveis de literacia, estimular hábitos de leitura autónoma e desenvolver a compreensão leitora.

A 1.ª edição do Concurso Internacional de Leitura destina-se alunos inscritos nos cursos de Língua e Cultura Portuguesas da rede EPE que frequentem, nos países de residência, o 3º Ciclo do Ensino Básico ou o Ensino Secundário e que tenham nível de proficiência linguística em língua portuguesa B1, B2 ou C1. Os interessados devem inscrever-se junto dos respetivos professores, ler as obras escolhidas e realizar uma prova escrita sobre as mesmas, a fim de apurar os vencedores de cada fase.

Nas duas primeiras fases do concurso, as obras para leitura serão selecionadas pelos professores e coordenadores do EPE. Na 3ª fase, caberá a um Júri Nacional, constituído em Portugal, escolher a obras a partir de uma lista comum ao Concurso Internacional de Leitura e ao Concurso Nacional de Leitura do PNL.

A primeira fase realiza-se nas instituições de ensino onde é ministrado o EPE, até 25 de fevereiro de 2014. No dia seguinte, 26 de fevereiro, arrancará a 2ª fase, a nível nacional, em cada país/Coordenação de Ensino que quiser aderir, terminando a 23 de abril de 2014.

Os vencedores apurados na 2ª fase receberão, como oferta do Camões, IP, os livros selecionados para leitura na 3ª fase, que se realizará entre maio e julho de 2014, em data a definir.

Os dois vencedores do EPE apurados na 3ª fase, um de cada nível de ensino, virão a Portugal para concorrer na Final que será realizada num programa da RTP 1, em coincidência com o Concurso Nacional de Leitura. O Camões, IP oferece a estes alunos e aos respetivos professores acompanhantes a viagem e o alojamento, para que possam representar o Ensino Português no Estrangeiro na Final Nacional/Internacional do concurso.

Consultar regulamento

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.