Vencedores do Prémio Ibero-americano de trabalhos académicos

Publicado em segunda, 20 janeiro 2014 17:35

O júri da XIX edição do Prémio Ibero-americano de trabalhos académicos atribuiu o primeiro lugar a Klára Kleňová, com o ensaio “Juan Valverde de Hamusco en el contexto de filosofia y medicina renacentista”.

 O segundo prémio foi atribuído a Lucia Argüellová com o trabalho “Las dinámicas actuales de la migración mexicana a Estados Unidos”, seguida de Nicole Márföldi, aluna do mestrado em Estudos Lusobrasileiros da Faculdade de Letras da Universidade Carolina, em Praga, que ficou em terceiro lugar.

Criado em 1994, este prémio visa incentivar os estudos relacionados com diversos aspetos da arte, ciência, cultura e civilização dos países da Península Ibérica, América Latina e Caraíbas através de ensaios baseados em trabalhos de investigação, obrigatoriamente escritos em português ou espanhol, realizados por alunos de todas as universidades da República Checa.

A cerimónia de entrega do Prémio realizou-se a 13 de janeiro de 2014, na Sala dos Patriotas da Universidade Carolina de Praga e contou com a presença dos chefes de missão das representações diplomáticas dos países do grupo ibero-americano. Václav Hampl, Magnífico Reitor da Universidade Carolina de Praga, presidiu a cerimónia ao lado da primeira-dama da República Checa, Ivana Zemanová.

No discurso do reitor da Universidade Carolina a iniciativa foi descrita como uma “tradição que não tem paralelo em nenhum outro lugar do mundo, quer pela sua natureza de cooperação internacional, com o envolvimento pessoal dos Embaixadores na organização e avaliação [dos trabalhos], quer pela sua vitalidade, visto que o evento tem vindo a ocorrer por duas décadas, ininterruptamente”.

“Os primeiros laureados com o Prémio são atualmente historiadores, literatos ou linguistas e pertencem à geração de meia-idade de iberoamericanistas e lusobrasilianistas checos que dão seguimento ao trabalho dos seus antecessores”, acrescentou o reitor.

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.