Moçambique: Formandos da Oficina de Teatro Educativo apresentam as suas peças

Publicado em quinta, 20 fevereiro 2014 19:57

Quatro peças vão ser apresentadas pelos 30 formandos da oficina de Teatro Educativo realizada no Instituto de Formação de Professores da Matola em outubro/novembro de 2013, numa sessão marcada para 21 de fevereiro de 2014, das 14:00 às 16:30, nas instalaçõesdoIFP na Matola (Bairro Hanhana, próximo do Shoprite).

Esta sessãoé o culminar do trabalho realizado por Warren Nebe, diretor do projeto “Drama for Life”, da Universidade de Witswatersrand (Joanesburgo), desde novembro de 2012. A formação foi orientada em conjunto com o ator e encenador Evaristo Abreu e contou com a participação de oito atores de teatro.

O cluster EUNIC-Moçambique promove desde 2011 um projeto de Teatro Infantil de âmbito curricular e educativo que conta com a participação de artistas de Maputo, Pemba e Nampula, juntando atores do Grupo de Teatro M’Bêu, da Escola de Comunicação e Artes da UEM, do Grupo de Teatro do Oprimido, do CEPAD-Centro de Produção de Artes Dramáticas e da Casa Velha de Nampula.

A sessão desta sexta-feira é o resultado do trabalho realizado por 30 formandos que participaram numa residência de teatro educativo durante 10 dias no IFP da Matola. Os alunos irão apresentar quatro peças de teatro às quais se seguirá uma breve reflexão.

Com esta formação pretende-se mostrar como é que o drama e o teatro podem contribuir para o desenvolvimento humano e social. Visa-se ainda contribuir para o enriquecimento dos conteúdos da disciplina de Expressão Dramática.

A EUNIC é uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia. Foi fundada em 2006 e congrega 30 membros de 26 países. O cluster EUNIC Moçambique foi criado em Dezembro de 2010 e integra actualmente o Centro Cultural Português, o British Council e ICMA-Instituto Cultural Moçambique-Alemanha.

A Oficina de Teatro Infantil de Âmbito Educativo e Curricular conta também com o apoio da Cooperação Suíça e tem como parceiros institucionais locais o Ministério da Educação e a Universidade Pedagógica.

 

 

 

Camões, I.P.
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