Lisboa: Colóquio sobre Lucian Blaga, poeta e diplomata romeno em Portugal

O poeta e diplomata romeno Lucian Blaga, cuja obra foi influenciada por Portugal, vai ser homenageado no colóquio “Lucian Blaga, poeta e diplomata em Portugal”, no dia 8 de maio de 2014, pelas 18:30, no auditório do Camões, IP, em Lisboa.

Organizado pela Embaixada da Roménia em Lisboa, o colóquio realiza-se na véspera do aniversário do poeta, nascido a 9 de maio 1895, e tratará a importância do espaço lusitano na obra poética de Lucian Blaga, entre outros temas.

A abertura do evento vai estar a cargo da lusitanista e tradutora Micaela Ghiţescu, com a comunicação “Um poeta romeno velando numa encosta de Portugal”. Segue-se o escritor, tradutor e crítico literário Mihai Zamfir, ex-embaixador da Roménia em Portugal e no Brasil, que discursará sobre “O lugar do volume Nas Cortes da Saudade na obra poética de Lucian Blaga”.

A última palestra do dia, em torno da “Atividade diplomática de Lucian Blaga em Portugal”, vai ser apresentada por Delia Voicu, investigadora no Instituto Diplomático Romeno, tendo por base documentos de arquivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Roménia.

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.