"Lanzarote - A Janela de Saramago", lançamento dia 30 na sede do Camões, IP

O livro “Lanzarote – A Janela de Saramago”, de João Francisco Vilhena e José Saramago, concebido a partir de um encontro entre o fotógrafo e o escritor na ilha onde o Prémio Nobel da Literatura fincou as raízes que deram lugar à segunda parte da sua vida literária, vai ser lançado em Lisboa no dia 30 de maio de 2014, às 18:30, na sede do Camões, IP.

“Um súbito pensamento: será Lanzarote, nesta altura da vida, a Azinhaga recuperada?”, questionava José Saramago nos seus “Cadernos de Lanzarote”. Em 1993, o escritor decidia mudar-se com Pilar del Río para essa ilha das Canárias, um local rodeado por vulcões onde encontrou a tranquilidade que procurava e onde ergueu a sua Casa e a sua Biblioteca.

Em 1998, após o anúncio da atribuição do Prémio Nobel, recebeu o fotógrafo João Francisco Vilhena para um passeio de que resultariam fotografias surpreendentes, expostas em dezembro desse ano em Estocolmo, e agora reunidas no livro “Lanzarote – A Janela de Saramago”, publicado pela Porto Editora.

Neste livro, as fotografias jogam em harmonia com os textos de José Saramago, presentes nos “Cadernos de Lanzarote”, sobre a terra, a paisagem, a vida: reflexões do Nobel português sobre os temas que o marcavam.

“Lanzarote – A Janela de Saramago” foi apresentado no festival LeV – Literatura em Viagem, no passado dia 10 de maio, na Galeria Municipal de Matosinhos, numa sessão que contou com a presença de João Francisco Vilhena e Pilar del Río. Ambos marcarão presença no lançamento a realizar dia 30 em Lisboa, em que participará também o presidente do Cabildo de Lanzarote, Pedro San Ginès Gutiérres.

Na ocasião vai ser inaugurada a exposição fotográfica de João Francisco Vilhena, que ficará patente ao público no Salão de Exposições do Palacete Seixas, onde pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09:30 às 13:30 e das 14:30 às 18:30, até ao próximo dia 27 de junho. A entrada é gratuita.

Mais informação: http://josesaramago.org/ilanzarote-a-janela-de-saramagoi-reune-516312

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.